A microbiota é um conjunto de micro-organismos que vivem em nosso corpo. Uma vida com dietas hipercalóricas, ricas em gordura e açúcar, podem provocar um desequilíbrio da microbiota (disbiose) na terceira idade.
O idoso que possui disbiose pode acabar com excesso de peso, e mesmo com uma redução da quantidade de alimentos ingeridos pode ter dificuldade de perder peso. Sabe por quê?
Evidências científicas têm mostrado que a microbiota influencia a forma como as calorias são absorvidas e como as células de gordura se desenvolvem. Por isso, antes mesmo da prescrição de dietas é importante que o idoso tenha a sua microbiota avaliada.
O uso de prebióticos e probióticos pode ser uma forma de contornar a disbiose:
Os alimentos prebióticos possuem fibras responsáveis por "alimentar" as bactérias saudáveis que habitam nosso trato gastrointestinal, e dessa maneira favorecer ainda mais o funcionamento desse sistema. Cebola, alho, banana, aveia e raízes são exemplos de alimentos prebióticos.
Já os alimentos probióticos, como iogurte, kefir e leite fermentado, "recolonizam" a flora intestinal com micro-organismos benéficos, restabelecendo o equilíbrio, a integridade da mucosa e consequentemente o equilíbrio funcional do organismo.
É importante ressaltar que o excesso de peso é um dos problemas que podem ser causados pela disbiose. Ela também pode causar desnutrição e diversos problemas intestinais.
Você sabia disso? Conhece algum idoso que, mesmo comendo pouco, ainda se mantém acima do peso? Comenta aqui embaixo.
#nutricionista #terceiraidade #obesidade #microbiota #disbiose
Fonte: https://www.karinatimpani.com.br/obesidade-e-microbiota-na-terceira-idade/
https://www.tuasaude.com/disbiose-intestinal/
Comentários
Postar um comentário