Não existe nada melhor do que um peixe fresquinho e preparado na hora. Mas também sabemos que fica mais difícil incluir peixes e frutos do mar na nossa rotina se for dessa forma, pois na maioria dos supermercados eles só estão disponíveis na versão congelada.


Se pegar na peixaria, já peça o peixe limpo e no formato que você deseja, pode ser em filés, postas ou inteiros. *Praticidade é o meu lema* 


Sugestões práticas:


1. PEIXE COZIDO - Se tiver caldo, pode congelar tudo junto em recipientes de vidro.


2. PEIXE ASSADO - retire sempre do alumínio (se usar) para não ressecar durante o congelamento. Se tiver algum molho ou acompanhamento de vegetais, congele em recipientes separados.


3. PEIXE CRU - não deve ser temperado antes de congelar. No caso de filés, você pode congelar eles individualmente e depois sim pode juntar todos na mesma embalagem, assim eles não vão se grudar.


4. TEMPO DE CONGELAMENTO  

Depende do teor de gordura do peixe. Quanto mais gordo, menor esse tempo. Peixes gordos em média 3 a 4 meses, siri e camarão em média 4 meses e peixes magros 6 a 8 meses.


E como eu faço para descongelar nutri?

O ideal é descongelar com antecedência na geladeira ou direto no micro-ondas. Peixes em postas pode descongelar direto no molho e pratos prontos no micro ou em banho-maria.

Ao pegar peixe congelado, sempre verifique a embalagem. Se tiver água acumulada ou cristais de gelo, pode indicar que o produto já foi descongelado, o que prejudica a qualidade.

Comentários

Postagens mais visitadas