Redução de Força e Mobilidade



O organismo passa por um processo de perda involuntária de massa muscular e força que se inicia aos 30 anos e se acentua a partir dos 60. Essa redução de massa magra (músculos) muitas vezes não é aparente, mas diminui a força, principalmente nas mãos e nas pernas. Ela afeta o dia a dia das pessoas com 60 anos ou mais, que começam a apresentar dificuldades em carregar sacolas, subir escadas, levantar-se da cadeira , caminhar distâncias maiores, entre outros. Essa síndrome é conhecida pelos médicos como Sarcopenia.

É a redução, relacionada à idade, da massa magra, força e funçao muscular. Ela ocorre em todos de forma involuntária, podendo variar conforme carga genética, hábitos alimentares, prática de exercícios, entre outros. Mas geralmente a redução é de 10% a cada 10 anos, iniciando-se entre os 30 e 40 anos de idade. Aos 80 anos, o corpo pode chegar a apenas 50% da massa muscular que tinha aos 30 anos.

A sarcopenia ocorre porque com o avanço da idade uma série de processos torna mais difícil a assimilação das proteínas e a síntese muscular, o que resulta na redução da massa magra. Esse processo pode ser acelerado em função da alimentação pobre em proteínas e vitamina D, principalmente na população idosa que têm mais dificuldades em consumir carnes, uma rica fonte de proteínas.

A redução muscular não está necessariamente ligada à redução significativa do peso, por isso nem sempre é aparente. Não são somente os idosos muito magros que estão sob risco de sarcopenia. Como afeta a qualidade do músculo, com infiltração de gordura e alteração do tipo de fibra, mesmos os idosos de aparência mais forte podem apresentar redução de força e função muscular. Mas muitas vezes essas limitações são percebidas como normais do envelhecimento, o que não é uma verdade e precisam de atenção. Por isso este é um dos assuntos mais falados no meio médico, pois hoje se sabe que há como prevenir ou até mesmo reverter este processo, sendo possível devolver a mobilidade e qualidade de vida de idosos.

Se você ou alguém da sua família apresenta queixas de redução de força nas mãos ou nas pernas ou de limitações para realizar tarefas do dia a dia que antes conseguia fazer, fale com o seu médico . A Sarcopenia não precisa fazer parte do envelhecimento.
Referências
- Baumgartner RN, Koehler KM, Gallagher D, Romero L, Heymstleld SB, Ross RR et al. Epidemiology of Sarcopenia among the Elderly in New Mexico. Am J Epidemiol 1998;147(8) :755-64.

Comentários

Postagens mais visitadas