Alimentação escolar
A faixa etária escolar compreende crianças de sete a dez anos de idade.
Esse período caracteriza-se por maior atividade física e ritmo de crescimento acelerado, com ganho mais acentuado de peso próximo ao estirão da adolescência.
A alimentação saudável pressupõe ingestão suficiente de nutrientes para que crianças
consigam atingir o crescimento e desenvolvimento normais, assim como a prevenção de doenças relacionadas com alimentação. As doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares são responsáveis por altas taxas de morbi-mortalidade no mundo todo.
Os escolares que adotarem hábitos alimentares adequados e estilo de vida saudável,
terão melhor qualidade de vida na fase adulta. Existe uma grande preocupação dos pais em relação à alimentação de seus filhos e principalmente à dificuldade na hora de escolher o lanche escolar, pois o lanche mais saudável nem sempre é o que agrada a criança. Para ajudar a escolher um lanche gostoso, saudável e prático, aí vão algumas dicas: - Fazer as compras com antecedência e planejar o lanche com as crianças; - Evitar a monotonia de opções. Procure variar o máximo as opções de lanches; - Sempre coloque 1 fruta na lancheira. Mas deixe que a criança participe da escolha da fruta; - Se o lanche for biscoito ou bolachas, não colocar na lancheira o pacote inteiro. Apenas 5 unidades; - Coloque sempre uma garrafinha de água na mochila; - Achocolatados possuem muita gordura e açúcar, devem ser consumidos eventualmente (1 a 2 vezes por semana); |
Comentários
Postar um comentário