Conhecendo melhor alguns tipos de macarrão:
Massas Grano Duro
Elaboradas à partir de semolina de trigo “grano duro”, um tipo de trigo especial para macarrão com o qual se fabricam as massas italianas. Esse tipo de macarrão tem textura “al dente” mais pronunciada e é mais resistente ao cozimento que as massas fabricadas com o trigo normal. Pode ou não ser adicionado de ovos. Devido à maior tolerância ao cozimento, é o produto ideal para processos em que a massa ficará exposta em aquecimento, como nos buffets, ou para pessoas que prefiram massas com textura mais firme.
Massas com Ovos
São elaboradas à partir de farinha de trigo especial adicionada de ovos e corantes naturais. A adição de ovos torna sua textura mais firme após cozido, mas também é importante respeitar o tempo adequado de cozimento e fazer os ajustes quando a receita for finalizada ou servida sob réchaud. É um produto nutritivo e com sabor característico devido à adição dos ovos. Pessoas alérgicas ao ovo não devem consumir esse tipo de massa.
Massa de Sêmola
Elaboradas com farinha de trigo especial com adição de corantes naturais em sua composição. Não contém colesterol por não ter ovos em sua composição, constituindo-se junto com o grano duro como o produto ideal para pessoas que gostem de destacar o sabor da massa. Para ficar “al dente” deve ser respeitado o tempo de cozimento, que deve ser diminuído nos pratos que são finalizados ou servidos sob aquecimento.
Massas Comum
Elaboradas à partir de farinha de trigo comum, que é mais escura pois estão mais próximos da casca do trigo e por isto mesmo tem maior nível de proteínas e minerais e são pouco resistentes ao cozimento, ficando bem macios após cozidos. Não contém colesterol por não conter ovos em sua composição e normalmente é um produto com preços mais econômicos que as demais massas.
Comentários
Postar um comentário