Você já reparou nessa informação da embalagem?
Você já deve ter comprado alguma vez essa garrafinha de "iogurte" mas, o que você não sabia é que não era iogurte.
Apesar de muito parecidos, bebida láctea não é iogurte. A diferença entre esses dois produtos pode parecer muito sútil mas, é importante saber para comprar com mais critério.
O iogurte é produzido, basicamente, de leite fermentado com bactérias benéficas ao nosso organismo, que são as responsáveis pela sua consistência, podendo ou não ser acrescido de polpa de fruta. Além disso, não é permitida a adição de gordura de origem não láctea.
Já, a bebida láctea é produzida com até 51% de soro de leite acrescido de leite, podendo ou não ter adição de polpa de fruta. Mas, para ter a consistência do iogurte deve ter o acréscimo de amido de milho maior do que leite em pó, ao contrário do que acontece com o iogurte. Além disso, neste tipo de produto, a adição de gordura de origem vegetal é permitida.
Outro ponto importante é que nos iogurtes é obrigatório conter, no mínimo, 2,9g de proteínas de origem láctea por 100g de produto ou 2,03g dependendo da quantidade de polpa de fruta adicionada. Já as bebidas lácteas, precisam conter no mínimo 1g por 100g de produto.
Apesar de conter menos calorias, a bebida láctea não é mais vantajosa porque é menos nutritiva e proporciona menos benefícios ao intestino se comparada ao iogurte.
Comentários
Postar um comentário