Sementes poderosas


 Mesmo pequenas, as sementes são gigantes quando pensamos no poder nutricional que têm. É nelas que está o embrião da planta, no qual há grande concentração de nutrientes, enzimas, minerais, proteínas, óleos e vitaminas, todos muito benéficos à nossa saúde.


Além disso, possuem grandes quantidades de fibras alimentares, que aumentam a sensação de saciedade e facilitam o trânsito intestinal, melhorando a imunidade e o controle do colesterol. Elas também ajudam a combater o envelhecimento e são benéficas para a saúde da pele, graças à ação antioxidante e anti-inflamatória de seus nutrientes.


Confira algumas sementes que você pode (e deve!) incluir em sua alimentação:


1. LINHAÇA

Rica em ômega 3 e 6, fibras alimentares, potássio e caroteno. Pode ser consumida inteira, hidratada - dando liga a receitas - ou processada. Quando triturada, seus nutrientes são melhor absorvidos.


2. GERGELIM

Rica em cálcio, proteína, gorduras monoinsaturadas, vitaminas E e do complexo B. Ótima para ser usada em pães, saladas, peixes e até no preparo de leite vegetal.


3. CHIA

Fonte de ômega 3 e 6, fibras e cálcio. Como forma um gel, é ótima para dar liga a massas e ser usada para fazer panquecas, bolos e pudins.


4. QUINOA

Rica em compostos fenólicos, como quercetina, canferol e flavonóides. Pode ser consumida como cereal, no leite, sucos, iogurte ou polvilhada nas frutas.


5. GIRASSOL

Fonte de ômega 6, proteína, vitaminas E, B1, B2 e B3. Pode ser adicionada a saladas, granolas, pães, bolos ou servida com frutas e iogurte.


6. ABÓBORA

Ricas em minerais proteínas. Pode ser consumida assada, como petisco, misturadas a frutas, em sucos ou vitaminas e em forma de farinhas para enriquecer pães, bolos e tortas.


Não tenha dúvida: associadas a uma alimentação equilibrada, as sementes podem complementar sua rotina alimentar, agregando textura, variedade e, principalmente, muitos nutrientes saudáveis ao seu dia a dia e ao seu organismo!


#sementescomestiveis #sementedeabobora #chia #alimentacaofuncional #quinoa

#nutricaofuncional

#nutricaoeestilodevida

Comentários

Postagens mais visitadas