Tensão pré-menstrual (TPM) é um distúrbio comum entre as mulheres durante a fase reprodutiva. Cerca de 90% das mulheres relatam ter um ou mais sintomas, que podem variar a cada ciclo menstrual, assim como a intensidade. Ela provoca alterações comportamentais, emocionais, cognitivas e físicas, comprometendo o relacionamento no ambiente familiar, social, escolar e profissional. Estas se manifestam principalmente na semana que precede a menstruação, desaparecendo alguns dias após o aparecimento do fluxo menstrual. Cerca de 5-10% das mulheres sofrem de severa tensão  pré-menstrual e 30-40% apresentam sintomas moderados.
Os sintomas mais comuns da TPM se dividem entre somáticos (irritabilidade, alterações de humor, comportamento depressivo, impulsividade, aumento de apetite, desejo por doce e confusão mental) e físicos (fadiga, mastalgia, edema abdominal, lombalgia, insônia, aumento de peso temporário, enxaqueca, presença de edema nas extremidades, constipação intestinal e diarreia).
Alimentos ricos em L triptofano
como banana, nozes, castanha, feijão,  lentilhas, damasco, aveia, abacate, arroz integral e mel são ótimas opções para controlar esses efeitos ruins, pois são precursores de serotonina, assim como as vitaminas do complexo B – cereais integrais, sementes de abobora, girassol, gergelim, linhaça e grãos -, principalmente B6, B12 e acido fólico. O final da tarde é o momento ideal para o consumo deles, já que a queda de serotonina neste horário é mais comum, aumentando a vontade por doces e carboidratos.
O que evitar?
♦️tudo o que tiver açúcar refinado
♦️excesso de cafeína e álcool
♦️alimentos industrializados
♦️embutidos
OBS: esse post contém dicas, e é  somente informativo e não substituem uma consulta com um profissional!!!

Comentários

Postagens mais visitadas