Com texturas e até sabores diferentes, o alimento tradicional pode fugir do básico e incrementar uma refeição ou lanche especial
Alimento dos mais antigos e tradicionalíssimo na mesa dos brasileiros, o pão é um verdadeiro coringa.
Além disso, é uma ótima fonte de carboidrato (que dá energia ao organismo) e de fibras (aumentam a sensação de saciedade e ajudam no funcionamento do intestino). Dependendo da receita, ainda traz minerais e vitaminas que fazem o corpo trabalhar melhor.
Ele pode até ser inimigo da turma que está em dieta, tentando entrar em paz com a balança, mas quando consumido com parcimônia, torna qualquer refeição mais agradável.
Agora, se você quer fugir do pãozinho francês diário, listamos algumas opções de pães que vão deixar seu cardápio ainda mais saboroso. Anote!
Ciabata: de origem italiana, tem formato achatado e geralmente se apresenta oval ou quadrado. Seu interior é aerado e sua casca, mais firme e salpicada com farinha de trigo. É perfeito para sanduíches - incluindo um saboroso bauru diferente. Também pode ser cortado em cubinhos para acompanhar saladas e sopas. Seu sabor suave combina bem com os ingredientes mais concentrados, como as azeitonas e o azeite de oliva. Ainda pode ser servido com ingredientes mediterrâneos, como tomates desidratados, pesto e queijos.
De beterraba: de sabor um pouco mais acentuado e um visual que não o deixa passar despercebido, o pão com beterraba é perfeito para mesas de festas, por conta de seu colorido especial. A massa é fofinha e combina bem com patês delicados. Corte o pão em quadradinhos ou triângulos e deixe-os sobre uma bandeja. É sucesso certo!
Baguete: esse pão é o mais consumido na França, quase um tesouro culinário por lá. Comprido e fino, os melhores são bem douradinhos, revelando um interior em cores creme – desta maneira, você saberá que foi preparado pelo processo tradicional. É ótimo para sanduíches diversos ou para acompanhar uma sopa de cebola clássica. Nesse caso, não esqueça do queijo gruyère para completar o trio fantástico.
De centeio: se você é amante dos sabores fortes, esse pão não pode faltar na sua mesa. O centeio é uma semente que traz acidez à preparação e, ao fermentar-se, também gera um aroma muito mais profundo que o dos pães tradicionais – sem contar que é boa opção para substituir o pão branco. Nossa dica é aproveitar todo seu sabor e transformá-lo em aperitivo, acompanhado de salmão defumado, queijo brie ou patês de sabores adocicados.
Brioche: trata-se de uma versão mais suave, também de origem francesa, marcada por uma casca macia e dourada. Os formatos podem variar um pouco – há de versões individuais a trançadas. Como seu sabor não é muito forte, você pode serví-lo como acompanhamento para cremes, sopas ou apenas com manteiga.
Sírio: pão achatado (quase plano), mas praticamente sem miolo. Conhecido também como pita, surgiu no Oriente Médio, conquistou o mundo e passou a ser adotado nos lanches rápidos por sua versatilidade. Para prepará-lo, basta cortá-lo ao meio e rechear com os ingredientes que mais gosta – os deliciosos beirutes são ótimas referências.
Integral: para quem busca alternativas mais saudáveis, este é o pão indicado! Rico em fibras e outros nutrientes, ajuda a combater a ansiedade por comida, pois garante uma sensação maior de saciedade. De cor mais escura, também é ótima opção para o lanche da tarde ou mesmo festinhas, sendo bom parceiro para patês, molhos e cremes.
Comentários
Postar um comentário